Na última terça-feira, dia 23/10, nossas equipes do Módulo I se despediram das partidas oficiais em 2014.
Já sem possibilidades de classificação, fomos à Ilha do Governador, onde, na quadra do ASCAER, enfrentamos o Duque de Caxias.
A eliminação precoce fez com que aqueles menos comprometidos com nosso trabalho sequer comparecessem, fazendo com que tivéssemos um verdadeiro quebra-cabeças para montar as equipes que entraram em quadra. Mesmo assim, honramos nosso nome, e terminamos a competição com dignidade.
A equipe Sub 9, após um excelente início de competição, foi caindo no decorrer das rodadas e chegou ao jogo final já sem chances. Mesclando excelentes atuações com outras tantas onde nada deu certo, a molecadinha mostrou talento e ao mesmo tempo falta de maturidade, uma vez que a maioria debutou em competições este semestre. Com muitas ausências e contusões, o reduzido elenco viu suas possibilidades de uma melhor sorte escaparem aos poucos. Destaques incontestáveis para Pedrinho e José Henrique, de longe os melhores da equipe neste semestre. No jogo final, derrota por 6x1, com gol, como sempre, do artilheiro e capitão, Pedrinho.
Nosso Sub 11, foi o maior fiasco da história de nosso projeto. Nenhum ponto, nenhuma vitória e quatorze derrotas no mesmo número de partidas. Faltou quase tudo à equipe, desde talento até comprometimento. Os treinos de quarta-feira ficavam às moscas, com atletas faltando sob os mais diferentes pretextos. Nos jogos, não acertávamos sequer os mais simples passes. Em determinado momento da competição, alguns pais chegaram à atribuir ao goleiro a responsabilidade pela má campanha, em um emblemático caso de transferência de responsabilidade, onde não enxergaram as limitações de seus próprios filhos. E tome faltas aos treinos!!!!! Nos jogos longe de casa, ausências injustificadas.... Impossível progredir desta forma. As melhores atuações da equipe foram em situações onde a equipe foi montada com a base da equipe Sub 9, que mesmo inferior fisicamente, mostravam muito mais vontade. Os destaques do semestre foram o goleiro Daniel Pego e o voluntarioso Bernardo Carneiro. No jogo desta terça, uma derrota por 11x2, após um primeiro tempo excelente, onde saímos vencedores por 1x0 e fomos vencidos pelo cansaço na etapa final.
A grande decepção do semestre sem dúvidas foi a equipe Sub 13. Formada por atletas de técnica apurada, fomos vencidos pelas vaidades pessoais, e descontrole emocional. Os treinos da equipe sempre acabavam em discussões pois alguns preferiam vencer os coletivos à treinar efetivamente. Nos jogos, individualismo improdutivo e momentos de total desatenção foram determinastes para as sonoras goleadas sofridas. Somemos à estes fatos, a falta de comprometimento de muitos e o desinteresse de outros tantos e temos a receita de um sonoro fracasso. Nenhum atleta do grupo merece ser considerado destaque neste pífio segundo semestre. No jogo desta terça, contando com apenas três atletas da categoria e reforçado pelos destaques do Sub 11, derrota por 13x0.
Enfim, despedida melancólica de um semestre medíocre para as equipes do Módulo I. Que em 2015 tenhamos mais sorte e muito mais comprometimento.