É inegável que o desenvolvimento do esporte no Rio de Janeiro está estreitamente ligado à criação dos clubes de remo, no final do século XIX. Nos clubes de remo tiveram início (além do remo, é claro), a prática da natação, atletismo, basquete, tenis, entre outros. E, lógico, muitos deles, passaram a disputar futebol, e no caso de alguns, este se tornou o esporte principal.
O Clube de Regatas Boqueirão do Passeio está localizado na Rua Jardel Jérculis, s/n no Centro do Rio de Janeiro, próximo ao Aeroporto Santos Dumont.
Fundado em 21 de Abril de 1897, teve como seu primeiro uniforme a camisa branca com uma âncora verde no peito.
O C.R.B.P. já foi um dos maiores clubes multiesportivos da cidade, e , mesmo sem ter muito sucesso no futebol, foi eleito o quinto clube mais popular da cidade em uma pesquisa feita pelo jornal Correio da Manhã na década de 20. Na década de 10 o Boqueirão criou seu departamento de futebol, e inscreveu-se na liga com o nome de Boqueirão do Passeio Football Club, o que leva alguns pesquisadoresa achar que se trata de duas equipes diferentes. O time de futebol, porém, nunca passou da segunda divisão. O clube porém, teve sucesso em outros esportes coletivos como o volei e o basquete.
À partir do ano de 2005, graças ao esforço de um grupo de sócios, deu-se início ao resgate das raízes do C.R.B.P., através da criação de uma escolinha de futsal que deu origem as equipes infantis que hoje disputam, com sucesso, campeonatos metropolitanos em nossa cidade nas categorias fraldinha, pré-mirim, mirim e infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário