Há seis anos atrás, em meados de 2005, Eu, o Fernando e o Bob (um amigo, que hoje infelizmente está muito longe), demos início a um projeto quase que por brincadeira. Jogávamos uma pelada de futsal no Clube de Regatas Boqueirão do Passeio todas as manhãs de domingo, por volta das 11hs. Como trabalhamos durante a semana, essa nossa diversão acabava consumindo uma boa parte do dia, pois, logicamente após a pelada acontecia a melhor parte da brincadeira: a cervejada com a turma onde a resenhávamos sobre nossos lances "geniais", meus frangos, e as pancadas que o Fernando costuma distribuir na intenção de evitar os gols. Era uma zoação só...
Porém, havia um vazio. Nossos filhos (Luizinho e Raphael) e o sobrinho do Fernando (Digão), precisavam de nossas companhias pois o trabalho diário quase não permitia que curtíssemos essa relação pai e filho.
Pensando nisso, passamos à levá-los conosco para o Clube. Daí à começarmos a jogar um bolinha com eles foi um passo. E foram aparecendo, à cada final de semana, um amigo de um, um filho de sócio, amigos dos amigos dos garotos.... Foi quando passamos a não mais jogar bola com eles e sim ensinar os fundamentos do Futsal. Usávamos a bola e os coletes da pelada dos adultos, algumas bolas de futebol de campo que a turminha levava, garrafas pet com água no lugar dos cones... Ou seja tudo na base do improviso. Certo dia, remexendo em armários de velharias do Clube, encontramos alguns jogos de camisas (um pouco comidas por traças e com alguns furos). Ao ver aqueles uniformes, um dos garotos sugeriu que marcássemos um joguinho amistoso para a galerinha. Compramos alguns shorts e meiões baratinhos e aproveitamos as camisas em melhor estado embora não fosse assim TÃAO MELHOR ESTADO!!!
Nessa época, entre 2006 e 2007, jogamos alguns torneios amistosos em nossa quadra, o que fez aumentar consideravelmente a quantidade de crianças que participavam da brincadeira, pois muitos meninos dos times visitantes acabaram gostando do ambiente e se juntado à nós.
Os primeiros jogos foram o embrião do projeto.
Certo dia,no início de 2008, Fernando convidou Leonardo Matos, que treina até hoje um grupo de garotos no Aterro do Flamengo, para se juntar ao nosso grupo, e levar alguns de seus meninos para formarmos equipes e disputar nossos primeiros torneios.... Apesar da experiência do novo aliado, os primeiros resultados não foram dos melhores. Porém já no segundo semestre de 2008, ganharíamos nossos primeiros títulos: Chupetinha e Fraldinha campeões da Copa de Escolinhas da U.F.S.E.R.J.. E ainda tivemos um vice no mesmo torneio com o Pré-mirim. Ganhamos ainda o Título do Mirim no Torneio Portuguesito. Nada mal para o primeiro ano.
Agora, tínhamos alguns títulos e alguns uniformes doados e uns dois jogos de uniformes novos (nossos primeiros).
Porém, nunca nada foi muito fácil para nós. A Diretoria da época e um grupo de sócios estava incomodada com a movimentação de crianças no clube (uma novidade na época) e corria um boato que recebíamos dinheiro dos pais das crianças, à título de mensalidade e não repassávamos ao clube.( obs,: nunca cobramos nada de qualquer criança, com exceção da taxa de arbitragem ou compra de uniformes, quando personalizados). E para completar, um grande desentendimento com o professor Leonardo Matos fez com que o mesmo abandonasse o clube no meio de um torneio, e levasse consigo mais da metade das crianças (que tinham vindo com ele). Terminamos o campeonato com times fragilizados, novamente com poucos uniformes e sob o olhar de suspeita de alguns membros do clube.
O ano de 2009 foi marcado pela reconstrução dos times, com a chegada de novos atletas. Com mais experiência, e a ajuda dos pais, compramos novamente os lindos uniformes do C.R.B.P. E a aceitação no clube melhorou um pouco.
2010 foi o ano mais vitorioso até hoje: quatro títulos, um vice-campeonato e muitos troféus individuais para artilheiros e goleiros menos vazados.
Hoje, 18 de Abril de 2011, faltando 3 dias para o aniversário do Clube de Regatas Boqueirão do Passeio, passados seis anos do início de nosso trabalho, posso afirmar que as coisas mudaram.
Passamos, Eu, e Fernando Magalhães, à receber apoio irrestrito de nossa Diretoria, nas pessoas do Sr.Valdeci (Presidente),Sra.Vera (Vice-Presidente) e das Sras .Regina, Christinne, Martha.
É com lágrimas de felicidade brotando em meus olhos que comunico que, no dia 21 de Abril de 2011, durantes as solenidades do aniversário de nosso Alviverde, TODOS os atletas de nossas equipes serão alçados à categoria de SÓCIOS-ATLETAS, com todos os direitos inerentes ao título e apenas uma obrigação: continuar honrando a camisa que vestem, como têm feito até hoje.
Depois de muito tempo lutando sozinhos e ainda assim conquistando alguns títulos, fico imaginando o que faremos agora, quando finalmente estamos todos de mãos dadas e com um único objetivo nos corações: A GLÓRIA DO C.R.B.P.
Parabéns à todos... Diretoria, Atletas, Comissão Técnica, Fernando Magalhães. E eu também to nessa né??? E acima de tudo e de todos PARABÉNS, CLUBE DE REGATAS BOQUEIRÃO DO PASSEIO pelos seus 114 anos.
GARRAFAS AO MAR!!!!!!!!!!!!!
RAÇA, AMOR, PAIXÃO..BOQUEIRÃO.
Luiz Cláudio Losada da Silva – Coordenador do Núcleo de Futsal