As sugestões da semana, na categoria livros, são obras que falam de temas contemporâneos. Apesar da gravidade dos assuntos tratados, fazem parte do cotidiano de nossos jovens, tráfico de drogas e a luta por um espaço no complicado meio do futebol.
Seguem as dicas do Coordenador de Futsal do C.R.B.P., Luiz Cláudio Losada:
"O Jogo da Minha Vida"
Autor: Paulo André (Atleta de Futebol - Zagueiro do Corinthians
Num país onde parte considerável da população acredita poder comandar a seleção brasileira de futebol, este livro é um convite à reflexão sobre a realidade dos jogadores brasileiros - uma realidade bem diferente da que nós, torcedores, imaginamos. Corajoso, Paulo André oferece a sua história - e seu rosto - como exemplo de uma profissão que, para os que acompanham de longe, parece muito glamourosa. Mas é extremamente competitiva, difícil e solitária para aqueles que decidem enfrentar o desafio. Ao sair de casa, aos 14 anos para jogar pela categoria de base do São Paulo, Paulo sabia que não voltaria mais para casa, em Campinas. Em uma década, ele morou em diversas cidades e passou por uma temporada na França, no Le Mans. Escrito de próprio punho durante o Campeonato Brasileiros de 2011, Paulo André apresenta sua faceta de escritor, na tradição de outro pensador do futebol, o grande Sócrates. Ao concluir o livro, Paulo André o mostrou a Juca Kfouri que, com o sentimento de ter algo importante em mãos, avisou ao diretor editorial, Paulo Soto.
"Abusado"
Livro-reportagem de Caco Barcelos, é uma verdadeira lição sobre a lógica, os meandros e o modus operandi das grandes corporações criminosas que comandam o tráfico de drogas e outras atividades criminosas no Estado. Através da história de Juliano VP (codinome de um conhecido traficante carioca) - sua infância, adolescência, entrada e ascenção no tráfico de drogas na favela Santa Marta (em Botafogo, bairro de classe média) - temos um retrato histórico de ocupação de morro pelo Comando Vermelho, principal facção criminosa no Estado, e da implantação de sua cruel disciplina.