Um dos momentos mais constrangedores no mundo dos esportes se dá quando um atleta é chamado à dar entrevistas ou é convidado para algum programa de rádio e televisão, onde é questionado sobre algo alheio à sua profissão.
Salvo raríssimas e honrosas excessões, os ouvintes/telespectadores são "brindados" com um constrangedor show, onde plurais, concordâncias verbais, erros gramaticais e falta de conhecimento sobre qualquer assunto impera. E causa a famosa "vergonha alheia", e, provavelmente um princípio de enfarto em pais e professores em todos os cantos de nosso Brasil.
A principal justificativa é que, como ainda crianças precisam treinar em caráter profissional, falta tempo para se dedicar aos estudos. Bobagem, digo eu!!! Mesmo longe dos melhores colégios, podemos adquirir muita cultura e conhecimento através da boa leitura e até mesmo, assistindo à bons filmes. Isso com certeza enriquece o vocabulário de qualquer um e faz com que consigamos nos expressar de forma correta e exteriorizar nossas opiniões com clareza. O tempo para isso?? Eles têm de sobra!!!! Quantas horas esses meninos ficam trancafiados em CT"s e concentrações ao longo de um mísero ano? Basta saberem aproveitá-las.
Outro fator que afasta os jovens da literatura é, sem a menor sombra de dúvidas, a incorreta iniciação ao hábito da leitura oferecida por nossos professores. Machado de Assis, José de Alencar, Bernardo Guimarães e outros desta linhagem com certeza não são nem um pouco interessantes para alguém que está começando a conhecer os livros. A melhor forma de atrair uma criança para a leitura é oferecendo à ela um livro sobre um assunto que diga respeito ao seu cotidiano, ou sobre algo que ela goste ou se interesse. Depois de adquirir o costume de ler, ai sim, LHE APRESENTE OS CLÁSSICOS. Ao menos na minha opinião, este é o caminho correto.
Contarei com a colaboração de todos os envolvidos, nesta coluna semanal. Peço, principalmente aos pais e amigos do C.R.Boqueirão do Passeio que colaborem com sugestões de livros e filmes (dois de cada). Não precisa nem mesmo mandar o resumo das obras. Basta enviar o nome e autor que cuidaremos do resto. Os canais de comunicação continuam os mesmos: enviem as sugestões para:
aclosada@gmail.com
E lembrem-se: mesmo aqueles que não praticam o futebol de forma "quase" profissional, podem tiram um tempinho entre TV, Playground, computador e Vídeo-game, para um bom filme ou uma boa leitura.
"vcs.pais vai gosta qdo s filho parar d escreve assim, vlw????"
Conto com a colaboração de todos.
Obrigado;
Luiz Claudio Losada - Coord. do Núcleo de Futsal C.R.B.P.
Nenhum comentário:
Postar um comentário