Venho à público lamentar a atitude de alguns clubes que, usando de brechas no regulamento do Campeonato Estadual da U.F.S.E.R.J., tomam atitudes que podemos no mínimo classificar de anti-desportivas.
A equipe do C.E.Rocinha, após nos tirar pontos importantes simplesmente abandonou o campeonato, facilitando assim, a vida de nossos adversários diretos que os enfrentariam nas rodadas posteriores.
Soubemos ontem, por intermédio do Sr. Gabriel Perez, da U.F.S.E.R.J., que o América F.C., irá à S. José do Vale do Rio Preto, onde jogaria partidas atrasadas da primeira rodada do primeiro turno do Módulo I (sub 9, 11 e 13) (!!!!!!!!). Jogaria... pois como apenas o jogo da categoria Sub 13 lhes interessa, o clube de Campos Sales "entregou" os pontos das categorias Sub 09 e Sub 11.
Obviamente, os clubes tem seus motivos para as atitudes que tomaram. Mas, será que os responsáveis pelos mesmos não entendem que seus resultados acabam impactando na classificação final?
Temos na competição, verdadeiras equipes de aluguel, que NUNCA mandam seus jogos em suas próprias quadras provavelmente porque os clubes nem sabem da existência das mesmas.
Vemos também, em algumas equipes, atletas que "surgem do nada" em momentos complicados de seus times.
Se o objetivo de nosso trabalho com crianças e adolescentes é ganhar à qualquer custo, não se importando com nada, à não ser o título de campeão, eu acho que estou no caminho errado. Senão vejam:
Na Copa União, sou finalista nas categorias Sub 13 e 15. Pois as equipes do Grajaú T.C. e do Sparta, foram eliminadas na fase anterior, por C.E.Rocinha e Estrela do Futuro respectivamente. Ocorre que, em nome do ESPÍRITO DESPORTIVO, e de um campeonato mais agradável para todos, entrei em acordo com o Sr. Gabriel Perez para reclassificar as equipes citadas, portanto, abri mão de um DIREITO legítimo, dando assim andamento à competição sem passarmos .diretamente à final sem a disputa das semifinais, o que, no meu entender não seria justo.
No primeiro semestre, após iniciada a competição, percebemos que nosso Sub 9, formado em grande parte por atletas Sub 7 não teria condições de disputar em bom nível a competição. Tirei a equipe do campeonato por isso??? Claro que não! Continuei, em nome do ESPÍRITO DESPORTIVO, mesmo levando sonoras goleadas.
Na fase de quartas de final do Módulo II, fiquei sem equipe Sub 17. Entreguei os pontos? Não!! Mais uma vez NÃO!!! Fui para o jogo, contra a forte equipe do Nilópolis Futsal, com apenas os 5 atletas titulares, com idade Sub 15. Detalhe: os garotos tinham terminado uma verdadeira batalha pela semifinal de sua categoria original contra a Casa dos Poveiros.
Não peço que os clubes abram mão de lutar por vitórias e títulos. Só peço que todos nós, Coordenadores, treinadores, pais, atletas,Organizadores e responsáveis de TODOS OS CLUBES envolvidos em competições destinadas à crianças, que paremos para refletir... Formamos cidadãos, formamos caráter, somos referência para essas crianças. Quando dizemos para um garoto que não vamos jogar uma partida porque já estamos classificados e nossa "entrega de pontos" vai nos ajudar pois vai eliminar aquele rival mais forte... ou que nos jogos decisivos eles não têm mais utilidade porque vamos trazer uns "federados" bons de bola para decidir... quando falsificamos uma carteirinha para "dar condições de jogo" à um MENINO...
Quando fazemos essas coisas, estamos dando continuidade à um Brasil que não queremos para nossos próprios filhos. Se não queremos para os nossos filhos, vamos ensinar isso aos filhos de terceiros que nos são confiados???
Pensem nisso.
Esse comentário é de minha inteira responsabilidade. Escrevi cada palavra, sem nenhuma participação do Clube de Regatas Boqueirão do Passeio, nem de nenhum membro que nosso Núcleo de Futsal.
Luiz Claúdio Losada - Sonhando com um mundo mais justo e mais limpo.
Concordo plenamente com voce ! Se for pra ganhar, que se ganhe honestamente! A equipe do América foi muito amadora em relação a isso. Não é de hoje que eles dão importancia apenas ao sub 13, sendo assim as demais categorias ( sub 9 e sub 11 ) entram para ajudar adversarios... Atitude clara foi apresentada pelo sub 11 do America, mesmo com uma equipe boa, não ganhavam os jogos e entraram no campeonato sem um goleiro sequer...
ResponderExcluir