![]() |
Uma fantástica foto retirada de um velho livro de Dunlop. |
Essa foto mostra a rua de Santa Luzia no início do período Passos, lá no fundo podemos ver que o arrocamento de toda a av. Beira Mar já está construído, deixando a orla dessa parte da baia regularizada. O palácio Monroe também já pode ser vislumbrado com suas cúpulas se destacando sobre o casario.
Na parte inferior esquerda da foto vemos uma nova esquina sendo aberta, possivelmente a futura Av. Calógeras, que por muitos anos contou com apenas um quarteirão.
Em boa resolução num extremo direito da foto, embora ainda assim com pouca nitidez vemos demolições, certamente feitas para a abertura da rua Paralela, futura rua México.
Enquanto a cidade se moderniza, esse trecho da rua de Santa Luzia ainda permanece parado no Segundo Reinado, a fábrica de gelo, bem como os barracões das agremiações de remo (Club Náutico Santa Luzia e Club de Regatas Boqueirão do Passeio) e casas de banho de mar ainda estão intactos (ao fundo), poucos anos depois essas construções perderiam suas funções com o aterro do prolongamento da Av. Beira Mar, ainda no período Passos, aterro esse que ficou praticamente sem urbanização até o desmonte do morro do Castelo, onde a Beira mar nesse trecho foi deslocada para mais adiante e esse prolongamento ganhou o nome de Av. Pres. Wilson.
Nessa época o carioca começava a descobrir o mar, regatas, e os banhos de mar sendo procurados por aqueles que queriam atividades junto a natureza ou desportivas, se afastando da colonial idéia que banhos de mar só deveriam ser terapêuticos, ainda haviam cordas e decks flutuantes para ajudar os banhistas, pois em sua grande parte nadavam igual uma pedra, fora enormes e musculosas figuras que ajudavam as senhoritas e senhoras a entrar na água, as carregando respeitosamente até dentro do mar.
Copiado do Blog http://www.rioquepassou.com.br/ texto de Andre Decourt)
Nenhum comentário:
Postar um comentário